Mídia Censurada

Realidade censurada, verdade oculta. E mais algumas curiosidades…

Vilém Flusser em “A Filosofia da Caixa Preta”

O filósofo Flusser  foi o primeiro a olhar e filosofar, em 1983, sobre a máquina fotográfica.

Em sua teoria, ele explica que a imagem, nos tempos modernos, ganhou uma grande importância, podendo substituir textos e outros documentos que eram considerados importantes. A informação que a imagem passa pode ser variada: o que o fotógrafo quer passar pode ser diferente do que a informação que o receptor entende.

Assim, ele foca na imagem técnica, ou seja, a imagem produzida por aparelhos, considerada uma evolução na forma de visualizar, pensar e enxergar uma imagem. A imagem passa a ser considerada um signo, ou seja, passa a representar alguma coisa para alguém.

O termo “caixa-preta” se refere a câmera escura, que é um aparelho tecnológico inacessível as pessoas “comuns”. O “escuro” significa o contrário de claro, de fácil entendimento, pelo fato dela possuir funções desconhecidas. Como não possuimos o conhecimento, não conseguimos branqueá-la.

Segundo Flusser, se não temos conhecimento do interior da caixa preta,passamos a fazer parte de uma grande massa, tornamos um indivíduo que obedece ao sistema, submetido às regras. Indivíduos que se utilizam do mesmo recurso, gerando uma padronização, tornando as coisas previsíveis. Ou seja, as pessoas passam a produzir as mesmas coisas, com o mesmo recurso gerando coisas repetitivas. No ponto de vista do autor, a tecnologia tem enfraquecido o ato de pensar dos homens: quanto mais facilidade, mais alienadas e acomodadas as pessoas ficam, deixando a tecnologia comandar suas vidas.

A única forma de conseguir sair deste sistema seria decodificar e branquear a caixa preta. Assim, poderíamos interferir no sistema e torná-lo previsível. Ao mesmo tempo, ele defende que todos deveriam virar produtores de conteúdo, adquirindo repertório, acompanhando o progresso da técnologia e não ser apenas usuários do sistema, obdecendo as regras.

Neste blog vamos debater sobre as pessoas que tentaram sair deste sistema, fugir desta alienação:  os censurados, retirados do ar, proibidos e processados.

 

 

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: