Mídia Censurada

Realidade censurada, verdade oculta. E mais algumas curiosidades…

Crowdfunding, uma revolução na música.

Você já pensou em ser patrocinador oficial da sua banda favorita? Em ser responsável pelo show dela na sua cidade?

Desde 2011, o novo termo “Crowdfunding” vem sendo mais usado pelos internautas que tem interesse em colaborar com uma “vaquinha” para realizar o show de alguma banda.

O “Crowdfunding” pode ser utilizado também em outros diferentes projetos, como teatros, filmes, não precisando estar diretamente relacionado a indústria da música, apesar dos brasileiros considerarem ela o foco principal.

Através de alguns sites, as bandas repassam seus custos de um show para os fãs, que dividem em cotas e pagam a produção. Assim, quando o show é realizado, tais fãs ganham alguns benefícios e a banda sai lucrando, afinal, não gastou nada. Dependendo do lucro e da banda, os fãs investidores recebem de volta tudo que gastaram ao pagar pela produção – quanto maior o investimento, maior a recompensa.

Por outro lado, existem sites que ao invés dos fãs investirem em uma banda famosa, as bandas menores, algumas desconhecidas, pedem ajuda para as pessoas contribuírem financeiramente para um show ou até um CD, na tentativa de conseguir incentivos para o seu próprio projeto.

A música, assunto que vem sendo campeão em sites de crowdfunding, vem passando por transformações há anos. Podemos ver que o que era escutado em vinil, hoje está disponível (de forma proibida) na internet sem nenhum custo. A tecnologia se renova a todo momento e isso implica diretamente no entretenimento e no trabalho dentro da indústria da música. Antes, as bandas não faziam tantos shows, mas vendiam muitos CDs. Hoje, com os MP3s e programas piratas na internet, a venda de CDs caiu, o que fez as bandas focarem em shows para ganhar dinheiro.

Assim, na minha opinião, esta nova forma dos fãs patrocinarem o show da banda nos seus países pode ser uma outra boa transformação, já que os fãs pagam toda produção do show, garantindo lucro à banda. Outro benefício é que a quantidade de shows das bandas já conhecidas irá aumentar e é um meio para bandas pequenas se tornarem famosas, caso a banda divulgue seu trabalho e procure “empresários ” na internet.

 

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: