Mídia Censurada

Realidade censurada, verdade oculta. E mais algumas curiosidades…

Fazendo um check-in…

Muitas pessoas se utilizam do foursquare para se relacionar. É um aplicativo que permite que você indique aonde você está e ache pessoas que estão próximas a você.

Ao encontrar o lugar que você está e publicar (através de um aparelho móvel), você faz o chamado “check-in”. No Foursquare, é possível fazer um em qualquer tipo de lugar: baladas, academias, cafés. A localização é feita via GPS, informando pontos de referência e dando a opção do usuário compartilhar via Facebook ou twitter. Para cada local que você faz check-ins, pontos são acumulados. Estes pontos geram dois rankings de classificação: um no qual participam você e sua rede de contatos; outro que partipam você e todos os usuários da sua cidade.

Quanto mais vezes você “frequentar” um lugar, melhor. E se você for o usuário que mais acessa determinado local, torna-se prefeito daquele local, tendo a responsabilidade de cuidar do lugar no foursquare, editando endereços, local do mapa, adicionar categorias, enfim, administrar e gerenciar as informações. Dentro da publicidade, essa mídia social teve um grande crescimento e atraiu diversas empresas que investiram no aplicativo. Ao fazer check-in, algumas empresas oferecem descontos e promoções para as pessoas que deram mais indicações.

A Heineken foi um exemplo de como o foursquare pode promover marcas. A marca de cerveja lançou o movimento “cerveja para os amigos” para as pessoas finalmente pagarem a dívida quando diz para um amigo “ei, qualquer dia te pago uma cerva”. Através de um aplicativo da Heineken, a pessoa compra uma garrafa e escolhe um amigo que deve recebê-la. Quando ele fizer check-in no bar, através do foursquare, o cara será avisado pelo smartphone para confirmar a compra. O garçom vai receber o pedido e servir a garrafa ao amigo, que certamente ficará satisfeito com o pagamento da dívida.

O foursquare é uma nova estratégia de comunicação. As empresas brasileiras tendem a melhorar sua imagem através das redes sociais, fazendo com que check-in ganhe importância. Como dito antes, todas as vezes que uma pessoa frequenta o mesmo lugar e fizer check-in, a empresa proporciona promoções, descontos, jogos ou competições, gerando a divulgação da marca e reforçando sua imagem.

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