Mídia Censurada

Realidade censurada, verdade oculta. E mais algumas curiosidades…

Manifesto Cluetrain e a importância do blog no mercado.

Vamos falar um pouco sobre a relação de empresa-mercado com a intervenção da internet a partir das 95 teses do manifesto Cluetrain.

Segundo os autores do manifesto, com a ajuda da internet, cada vez mais funcionários de uma empresa e seus consumidores ficam informados e antenados, fazendo com que haja uma maior interatividade entre eles. As pessoas vêm descobrindo e inventando cada vez mais novas formas de compartilhar rapidamente conhecimento, opiniões e argumentos relevantes.

Assim, isso implicou no mercado de trabalho, pois todos deviam se organizar a partir desta nova maneira de trabalhar, caso contrário não conseguiriam um lugar no mercado.

Muitas empresas ainda não trabalham desta forma, atendendo um cliente de forma errada… muito diferente do mercado, que segue exatamente o manifesto. Enquanto ele esta mais informado, mais inteligente e demandando qualidades perdidas na maioria das organizações, as empresas empurram o serviço ou produto, ligando e falando de forma séria… perdendo grandes oportunidades.

Portanto, a conversação online, tanto na Internet como nas Intranets (rede privada), está gerando novas formas de encarar problemas, criando novas perspectivas e novas ferramentas. O resultado é uma maior habilidade de aprender e ensinar, refletida na capacidade de brincar com seriedade. O tempo todo as pessoas estão se linkando, trazendo novidades para a empresa.

Assim, podemos comparar o manifesto ao texto Blog, de Hugh Hewitt, que afirma que o blog é uma oportunidade perfeita para se defender uma marca e divulgar novos produtos de uma empresa, pois os blogueiros valorizam suas opiniões e acreditam que tem valor para os outros. Assim, eles demonstram habilidade e reflexão e atraem cada vez mais leitores e seguidores, criando uma reputação na internet muito mais rapida do que você imagina, sustentada por uma verdadeira reciprocidade.

O autor diz também que os sites não passam tanta credibilidade e autenticidade como os blogs passam, pelo fato dos blogueiros falarem de forma menos séria e mais confiável com as pessoas.

Assim, podemos concluir que cada vez mais a internet se torna essencial para o mercado de trabalho e que não adianta uma empresa divulgar seu trabalho porém não convencer e nem “falar a lingua” dos seus consumidores.

A internet, e principalmente os blogs, são meios importantes para garantir uma conversação entre empresas e pessoas, garantindo uma troca de informação e opiniões importante para ambos.

Para maiores informações e curiosidades, segue o manifesto: http://www.cluetrain.com/portuguese/index.html e alguns outros links relacionados http://buzzine.info/46/node/53

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: