Mídia Censurada

Realidade censurada, verdade oculta. E mais algumas curiosidades…

Você acredita em iPocalipse?

Atualmente, são poucas as pessoas que não usam a internet grande parte do tempo e cada vez mais, ela proporciona um volume de informações muito amplo. Assim, a nossa atenção, cada vez mais dispersa, nos torna leitores superficiais, não se aprofundando em grandes leituras importantes.

No texto O Profeta do Apocalipse, o autor discute sobre se o uso da internet é bom ou ruim para a nossa história cultural.

O jornalista Nicholas Carr escreveu um livro sobre isso, afirmando que o Google está nos deixando mais “burros”. Ele acredita que, pelo fato de nosso cérebro não ser multitask (não consegue prestar atenção em mais de uma coisa ao mesmo tempo), a memorização fica comprometida.

Para comprovar seu teoria, utilizou estudos realizados em universidades, mostrando que com o uso da internet e de suas ferramentas, estamos modificando nossos cérebros: ao mesmo tempo que fortalecemos certos caminhos neurais, enfraquecemos outros. De acordo com tais estudos, os resultados mostraram que o uso do Google leva à ativação de áreas cerebrais ligadas à tomada de decisões e ao raciocínio complexo.

Porém, neurociêntistas discordam desta teoria, afirmando que essa explosão de estímulos pode ser, na realidade, algo positivo para a memorização de informações, de modo que o volume de conteúdos associados à leitura torna-a mais profunda, e não superficial como o jornalista afirma.

Mas afinal, quantas vezes vocês não se pegaram lendo parágrafos pequenos (porque, realmente, não nos concentramos mais como antes, impedindo grandes leituras) e lembrando-se de detalhes, só porque o assunto era interessante ou importante? Na minha opinião, a internet não diminui nossa memória, apenas nossa concentração. E vocês, que estão sempre conectados na internet, concordam com Carr?  Vocês acham que a internet realmente nos torna mais “burros” ou ela nos acrescenta informações?

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: