Mídia Censurada

Realidade censurada, verdade oculta. E mais algumas curiosidades…

Comercial argentino causa crise diplomática

A campanha da Y&R Buenos Aires que mostra um atleta treinando para as Olimpíadas nas Ilhas Malvinas foi alvo de críticas no mundo da propaganda.

O comercial mostra o capitão de hockey argentino Fernando Zylberberg treinando para os Jogos Olímpicos de Londres, que ocorrerão no próximo mês de junho, dentro da área territorial das Ilhas Malvinas. O vídeo acaba com a legenda: “Para vencer em solo inglês, treinamos em solo argentino”.

Por trás do que se vê no comercial, que estreou neste dia 2 na TV argentina, há assuntos que não se costuma ver em publicidade: crise diplomática, missão secreta e memórias de uma guerra traumática.

Alguns veículos da imprensa argentina chegaram a levantar a possibilidade de que Zylberberg não soubesse da finalidade do spot e de que a filmagem ainda teria sido realizada em circunstâncias “clandestinas”. Porém, para filmar o atleta a agência e a produtora Fly Films se envolveram em uma missão secreta que levou sua equipe para as Malvinas e, por uma semana, não teve a movimentação notada pelas autoridades. A desculpa oficial é que o atleta participaria da Maratona Standard Chartered Stanley, ocorrida em 18 de março.

Mas frente às acusações, o responsável pela Fly Films garantiu que o comercial foi feito sob “circunstâncias transparentes” e com consentimento do ator. “Todos os envolvidos sabiam o que se filmava, incluindo o ator. Não pode dizer o contrário porque tenho o contrato assinado”, afirmou.

O governo britânico condenou o comercial por ser “insensível” e por “desvirtuar o espírito dos Jogos Olímpicos”, retirando a peça do ar.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: